O que é o ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), é uma prova realizada a cada três anos, por curso, e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos específicos do curso, assim como temas de conhecimentos gerais.

 

Por que é importante?

Realizar o ENADE é importante, porque, além de propiciar prestígio acadêmico, ele pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho, pois permite comparar o desempenho individual com o de milhares de colegas. Por meio deste exame o seu curso também é comparado com os outros da área no Estado, na Região e no País. Ele pode ser um diferencial importante para seu ingresso em um curso de pós-graduação. Além disso, é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo condição prévia para a conclusão de curso de graduação, expedição e respectivo registro do diploma.

 

Como é feita a avaliação?

A avaliação é feita por meio de uma prova organizada com 10 questões de formação geral e 30 de formação específica da área. No cálculo da nota final, as questões específicas têm peso de 75% e a formação geral contribui com 25%.

 

Prepare-se para o ENADE

O ENADE é um momento importante na sua vida acadêmica. Quando você realiza a prova, você está representando o seu curso, seus colegas e a sua Instituição, devendo realizá-la com responsabilidade e comprometimento. O site do ENADE proporciona ferramentas de apoio para que você possa revisar os conteúdos e se preparar com tranquilidade. As provas disponibilizadas servem para você conhecer e realizar as questões, revisando os conteúdos abordados durante a sua graduação.