Apresentação

No Brasil, as Instituições de Ensino Superior – IES, são avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES, criado pela Lei nº 10.861/2004.
Integram o SINAES:

• a CONAES – Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior;
• as Comissões Externas de Avaliação;
• as CPA’s, que são as Comissões Próprias de Avaliação de cada Instituição de Ensino Superior.

Para cumprir essas determinações, foi instituída a CPA UNIFIEO pela Portaria 169/2004. Vale ressaltar que o UNIFIEO, mesmo antes das determinações do MEC já possuía uma Comissão Interna de Avaliação que já realizava avaliações na Instituição.

A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição – Avaliação Institucional, considerando as diversidades do universo acadêmico. Para tanto, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada.



Composição:
 

MEMBROS REPRESENTAÇÃO
Márcia Helena Biaggi Rossi Coordenadora
Andréia Cristina Grisólio Machion Docentes
Carlins Ferraz dos Santos Sociedade Civil
Carlos César Coruja Silva Discentes
Guilherme de Lima e Silva Discentes
Ivanize Azevedo Docentes
Marcelo Moacir da Silva Funcionários
Maria Martha Barreto Mollo Zini Funcionários
Ricardo Dias Sociedade Civil

 

 

Avaliação Institucional
Os instrumentos de avaliação (questionários) elaborados pela CPA em conjunto com a comunidade acadêmica constituem ferramentas importantes para o planejamento estratégico institucional. O principal objetivo é a melhoria constante da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão. 

                   


                           CPA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

  • Estimula a cultura da autoavaliação

  • Planeja e conduz o processo da autoavaliação

  • Faz um balanço crítico do processo

  • Organiza e divulga os resultados obtidos

  • Contribui para a melhoria contínua da Instituição

 

 

Relatórios
O UNIFIEO atento à qualidade de suas ações, tem a Autoavaliação Institucional como uma de suas prioridades, pois acredita que este é indicador imprescindível dos pontos positivos e daqueles que precisam ser aprimorados em seu plano de desenvolvimento institucional.

1ª Relatório 2005
2ª Relatório 2007
3ª Relatório 2009
4ª Relatório 2010
5ª Relatório 2011
6ª Relatório 2012
7ª Relatório 2013 
8ª Relatório 2014
9ª Relatório 2015
10ª Relatório 2016

 

Publicação

ARTIGO PUBLICADO NOS  ANAIS DOS SEMINÁRIOS REGIONAIS SOBRE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E COMISSÕES PRÓPRIAS DE AVALIAÇÃO (CPA) 2013

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep Diretoria de Avaliação da Educação Superior | DAES

 

Contato
Para marcar um horário com a Coordenadoria ou outro membro da CPA/UNIFIEO, o interessado deve entrar em contato com a Secretária da CPA, Sra. Maria Isabel A. Silva, por meio do telefone 11.3651.9989 ou por: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.